-
Arquitetos: The Grid Architects
- Área: 1755 ft²)
- Ano: 2021
-
Fotografias:Panjwani Vinay
-
Fabricantes: Carpenters, HRS Aluglaze Pvt. Ltd, Habibi Carpenters, Local Nursery
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é o plantão de vendas de um empreendimento imobiliário, onde os visitantes podem se familiarizar com as principais características dos apartamentos premium. Portanto, tornou-se mais do que apenas um espaço de trabalho - também trazia a responsabilidade de demonstrar alguns dos conceitos centrais do próximo projeto, como a atenção ao contexto, uma articulação externa e o aproveitamento de recursos naturais, integrando a filosofia central da biofilia.
O local fica em um cruzamento de uma esquina e eventualmente estará a frente de uma grande avenida da cidade. O lote é cercado por instituições educacionais de primeira linha, além de edifícios corporativos de alta tecnologia. A luz está em toda parte. O projeto proporciona um dinamismo e uma incrível capacidade de transformar qualquer espaço ao longo do dia, enquanto cria em conjunto com características arquitetônicas incomparáveis. Nesse caso em particular, a epifania são os raios de luz fluindo pelos orifícios de um telhado de zinco de uma estrutura no local. O efeito pontilhado da luz do sol teve uma influência poderosa no espaço, a qual decidimos tomar partido.
O resultado foi um tecido perfurado permeável à luz solar. Os pontos nos fazem refletir no Shibori, uma técnica japonesa de tingimento caracterizada por círculos e formas circulares. Espacialmente, os círculos / recortes são, na verdade, um envelope perfurado, que recebe a luz do sol e criam padrões que representam uma cena dramática ao longo do dia. A gradação dos furos é estratégica: os recortes maiores ficam na parte inferior e os menores na parte superior, de forma a permitir que a luz solar entre de forma controlada e confortável. Em composição com a luz do sol, materiais, texturas e cores também têm um papel na narrativa.
O envelope arquitetônico de concreto foi pintado de vermelho terracota brilhante, que, sob o brilho do sol, se torna ainda mais fascinante e atraente. O interior simples, maduro e funcional é articulado em MS, madeira e azulejos estampados de cerâmica, que também foram elevados pela ciografia espetacular, que se desdobra ao longo do dia da maneira mais eficaz. Decidimos transformar o estereótipo do "escritório local", para algo que fosse atemporal, desta forma criamos um marco, que se manifestou como uma arquitetura que convida o sol a criar uma experiência espacial, sustentada por um jogo de luz e sombra. A estrutura transformou o escritório em um ativo dinâmico para a empresa e um marco para a cidade.
A planta tem formato de L, com uma sala polivalente na junção dos dois braços. Uma parte foi dedicada à área de recepção / espera e um conjunto de cabines, orquestradas de forma linear, enquanto a outra parte é composta pela sala de reuniões. Pequenos pátios desempenham o duplo papel de unificar os espaços, além de atuar como um espaço de transição intermediário. Tal estratégia tem também um impacto positivo na qualidade do ar interno e, consequentemente, na saúde dos usuários. O volume do escritório foi elevado em 1,5 metro, para criar um efeito flutuante. A fachada voltada para a avenida foi protegida por brises com recortes circulares, para proteger da forte luz do sol do sudoeste. A luz natural temperada faz com que os espaços pareçam menos confinados e traz vitalidade, energia e produtividade.
A fachada interna em forma de L é totalmente envidraçada, de modo que o escritório permanece conectado com a paisagem, e em espírito para a construção em andamento, derivando parte de sua energia para o movimento dos trabalhadores. Uma janela contínua totalmente envidraçada permite a entrada de luz e oferece uma visão desobstruída, além de uma conexão protegida com o exterior. O efeito dramático dos recortes e sombras é capturado ao longo do dia, cada momento traz uma sensação diferente - da luz suave da manhã ao pôr do sol da tarde - transformando o espaço de uma hora para a outra. A história que se desenrola é uma saga de amor, entre a luz do sol, a tela perfurada e a vibração que ela cria no espaço.
A luz como fortalecimento do espaço. A luz como força animadora. A luz como meio de bem-estar. A luz como ferramenta de projeto. Exploramos todos esses aspectos e criamos um espaço na intersecção dessas ideias. O envelope arquitetônico não foi projetado para si mesmo, mas como uma tela significativa, que nos permitiria articular esse conceito central. Além disso, se tornou um elemento de desempenho pragmático no desenvolvimento interior, de tal forma que o interior e o exterior se tornaram um.
E um não poderia existir sem o outro. Este projeto destaca vários aspectos de nossa filosofia. O respeito pelos recursos naturais, o aproveitamento das energias da terra e, o mais importante, um projeto significativo e biofílico, que converge com o meio ambiente. Este não é um tratamento de fachada superficial, mas uma Tela Significativa, como um elemento de arquitetura, funcional para o interior também. A pureza da estrutura, em conversa com a luz do sol destaca o ethos da filosofia do projeto.
A orientação / adaptação do programa, em geral, foi calibrada para incluir o máximo possível de vegetação na experiência espacial e percepção sensorial. A extensão visual da compreensão arquitetônica do projeto contemporâneo e como ele vai além das escalas. O caráter multifuncional e multidisciplinar da estrutura tem uma relação emocional profunda entre o edifício e os humanos que celebram a luz e a sombra.